outroscaminhos @ 16:25

Dom, 28/06/09

 

Menina enfermeira
 
 
Tive recentemente a minha primeira experiência a sério no mundo da enfermagem: o meu primeiro estágio. Foi um estágio de 10 dias, num serviço de medicina com poucos recursos mas que me trouxe muitas experiências importantes.
O período de estágio não é fácil, dormimos poucas horas porque acordamos cedo e ficamos a fazer planos de cuidados e relatórios até muito tarde. Passamos mais de 10 horas no hospital, em pé, almoçamos em 30 minutos e vamos à casa de banho uma vez num turno de 8 horas (o nosso estômago encolhe e a bexiga estica e estica...). A somar a isto tudo, os professores são muito exigentes e os doentes precisam de todos os nossos cuidados.
O estágio tem esta parte pesada, mas depois o nosso trabalho é recompensado quando uma doente que não é capaz de falar sorri para nós depois de lhe termos dado banho, ou nos segura na mão enquanto lhe damos o comer à boca.
Estive junto de pessoas idosas e muito dependentes e percebi que o nosso trabalho faz muita diferença e são esses pequenos sorrisos, ou olhares quando não conseguem sorrir, que me fazem sentir que todo o esforço vale a pena e que o nosso trabalho é muito importante. Durante esses dias o cansaço à noite era compensado por uma enorme sensação de satisfação e de missão cumprida. Garantidamente, é isto que quero continuar a fazer, a cuidar de pessoas.
Durante alguns dias uma senhora de quem cuidei chamava-me, carinhosamente, menina enfermeira, provavelmente por ser a mais nova do meu grupo e por me ver ainda como um protótipo de enfermeira. E foi isso mesmo que fui naqueles dias, uma enfermeira em construção, já com a mão na massa!

 

 

Ana Silva



Tiago Mendes @ 14:25

Seg, 29/06/09

 

Todo o esforço acaba por ser recompensado! E para isso bastam pequenos pormenores que dão sentido a esse esforço. É por existirem pessoas como tu que todos nós nos devemos ter esperança de que quando chegar a nossa velhice ou quando estivermos doentes, mesmo estando a família longe, há alguém que se preocupa connosco e que nos trata com ternura e com responsabilidade.
Tenho a certeza que estas pequenas mas grandes recompensas não acabarão por aqui porque és uma óptima Menina Enfermeira!

Beijinhos!


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Depois de concluirmos uma etapa, e porque a vida não pára, chegam novas aventuras e novas descobertas por novos caminhos....
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
26
27

30


Encontre o caminho
 
subscrever feeds
blogs SAPO