outroscaminhos @ 16:24

Dom, 05/10/08

 

  Pois é! Agora que as praxes já acabaram já posso ter uma opinião formada! Eu sou nitidamente a favor das praxes, porque apesar de tudo, e acreditem que sofri bastante nestas praxes! As praxes servem para nós nos integrarmos naquele grupo de pessoas com quem iremos passar os próximos 4 anos (ou mais...) das nossas vidas. O objectivo simples das praxes é esse.

  O primeiro dia nós sentimo-nos mal porque a pressão psicológica que os senhores veteranos exercem sobre nós "bichos" é realmente muita.

  O segundo dia foi bastante tranquilo na parte da manhã, em que os nossos veteranos já conversavam connosco, já podíamos falar mais abertamente, já não havia tanta pressão. Mas à tarde veio a corrida das tascas que é assim o clÍmax das praxes e aí sim ficamos todos sujos, com um cheiro nada agradável, fazem-nos fazer coisas que são mesmo nojentas mas é aí que ganhámos um espÍrito de grupo incrível e também um espÍrito de autoconfiança, solidariedade e o espÍrito de honra do curso.

  Exageros? Sim alguns, mas é para isso que servem os tribunais de praxe que estão desenvolvidos dentro da comissão de praxes.  

  No meu curso os nossos veteranos são espectaculares e sempre nos apoiaram demonstrando sempre grande preocupação com todos os "bichos", agora caloiros.

   No terceiro dia há a praxe conjunta que consiste apenas na apresentação de uma peça de teatro com humor e crítica.

   As praxes terminam com o baptismo do caloiro em que há muita água, mas mesmo muita água fria a cair pela nossa cabeça abaixo.

   Eu, apesar de tudo, gostei das praxes. Embora tenha ficado sem cabelo, acho que desenvolvemos um espírito muito bom na nossa turma e entre caloiros e veteranos havendo uma grande ajuda entre alunos de todos os anos.

  Agora que acabaram as praxes há muito estudo pela frente. A próxima etapa: enterro do caloiro em Maio.

 

 

                                         O Caloiro (lol)

                                                                   Amadeu Martins


sinto-me: TMN
música: E A TASCA É NOSSA!!!


stevs @ 23:05

Dom, 05/10/08

 

Isso é verdade, a praxe não é o que a maioria das pessoas, exteriores a ela, pensa, mas é um "ritual" que serve para iniciar e envolver o estudante, denominado de caloiro, no espírito académico. Também entrei, este ano, para a Universidade e também estou a usufruir da praxe, só que, quanto a mim, ela ainda vai durar até a primeira semana de Novembro, embora estas duas semanas tenham sido as mais exigentes e que daqui para a frente, a praxe será um pouco mais calma... desejo, também, boa sorte para todos vós e que tudo se passe bem e consigam concluir o vosso curso o mais rápido possível ;)

Depois de concluirmos uma etapa, e porque a vida não pára, chegam novas aventuras e novas descobertas por novos caminhos....
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
18

20
21
22
23
25

27
28
29
30
31


Encontre o caminho
 
blogs SAPO