outroscaminhos @ 16:03

Sex, 21/03/08

     A Páscoa é uma data comemorativa de grande importância para as culturas ocidentais. A origem mais remota do termo Páscoa vem dos hebreus, Pesach, que significa passagem. Entre as civilizações antigas, a Páscoa era uma festa de passagem para celebrar o fim do inverno e o início da primavera, pois o fim do rigoroso inverno que castigava a Europa representava maiores chances de sobrevivência com a produção de alimentos. A festa era geralmente realizada na primeira lua cheia da época das flores, no mês de Março.

     A Páscoa tem significados diferentes para os judeus e para os cristãos. A Páscoa judaica celebra o êxodo deste povo do Egipto, aprisionados como escravos pelo faraó Ramsés II, por volta de 1250 a. C. A data comemora, então, a liberdade quando, liderados por Moisés, os judeus conseguiram fugir da subjugação do faraó.

     Para os cristãos a Páscoa representa a ressurreição de Cristo, quando, após sua morte, a sua alma voltou a unir-se ao seu corpo. A festa é realizada no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de Março (data do equinócio). Por isso a Páscoa ocorre todo ano em datas diferentes.

     A figura do coelho está simbolicamente associada à Páscoa, pois o animal representa a fertilidade, já que de cada ninhada nascem muitos coelhos. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova, a renovação, reprodução e fertilidade. Por isso, nada melhor do que um animal que se reproduz rapidamente e em grandes quantidades para se tornar o símbolo da festa.

     A tradição do coelho foi trazida às Américas pelos imigrantes alemães entre o final do século XVII e início do XVIII. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

 

 Fonte: http://www.linkgratis.com.br/materia/historia-coelinho-pascoa/

 

 

 

 

 

 

 

 


sinto-me: com espirito Pascal
música: coelhinhos da Páscoa trabalham
Tags:

juanitaH :)* @ 16:40

Sex, 21/03/08

 

De olhos vermelhos
De pêlos branquinhos
De pulo bem leve
Eu sou o coelhinho.

Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Já fico manhoso.

Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais.

Comi uma cenoura
Com casca e tudo.
Tão grande ela era...
Fiquei barrigudo!



Feliz Páscoa!

Depois de concluirmos uma etapa, e porque a vida não pára, chegam novas aventuras e novas descobertas por novos caminhos....
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10

16
19
20
22

24
26
27
28
29

30


Encontre o caminho
 
blogs SAPO