outroscaminhos @ 20:13

Sex, 16/11/07

  Este livro conta a história de Sheila, uma rapariga de 6 anos, e de Torey uma professora do ensino especial.  Torey lê uma notícia sobre uma rapariga de seis anos que incendiou um rapaz de quatro. Torey sabe que Sheila irá entrar na sua aula.
  Passados alguns meses, isso acontece. Sheila, aquela rapariga "insociável, violenta, perdida num mundo de raiva e sofrimento" mostra-se inacessível. Não permite que lhe toquem, não permite que se aproximem, faz estragos incalculáveis. Espalha o terror. Todos os outros alunos têm medo dela, acham-na uma aberração.
 Torey encara Sheila como um desafio de que nunca desistirá. Lê o seu processo e fica chocada: “Uma criança de seis anos não podia ter passado por tanto”.
   Sheila recusa-se a fazer qualquer tipo de trabalho, rasga folhas, parte lápis, destrói tudo. Torey nunca desiste.
   Depois de muita persistência, Sheila começa a mudar o seu comportamento. Torey conhece a verdadeira Sheila: uma criança que tem um nível de inteligência de 182, uma rapariga com bom coração, mas presa a um passado cheio de violência, abusos e abandono. Aprendeu a ser fria, a não ter sentimentos. Não tinha educação nenhuma. Nem sequer sabia dizer “por favor” ou “obrigado” porque nem sequer sabia qual o significado dessas palavras.
   Torey apaixona-se irremediavelmente por esta rapariga de olhos sinceros e sofridos. Será que a sua missão terminou como professora? Será que Sheila conseguiu seguir em frente? Será que as promessas de Torey foram cumpridas?
   Descubram como eu descobri e surpreendam-se, emocionem-se e acima de tudo pensem: Quantas Sheilas haverá por aí?  E será que há sempre alguém como Torey?
Nota: Devido à curiosidade dos leitores sobre o futuro de Sheila, a autora lançou recentemente A Menina que Nunca Chorava, que conta a adolescência de Sheila. É um livro que eu também recomendo, uma vez que quem lê o primeiro vai sentir necessidade de ler o segundo.
 

HAYDEN, Torey, A Criança que Não Queria Falar, Editorial Presença, Lisboa, 2007
HAYDEN, Torey, A Menina que Nunca Chorava, Editorial Presença, Lisboa, 2007
Amadeu Martins


Sara Castro @ 20:26

Dom, 18/11/07

 

UAUUUUU Grande video amadeu!!!
Simplesmente espectacular.
Beijos

Depois de concluirmos uma etapa, e porque a vida não pára, chegam novas aventuras e novas descobertas por novos caminhos....
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

15
17

21
24

26
28
30


Encontre o caminho
 
blogs SAPO