outroscaminhos @ 12:09

Dom, 14/12/08

  Pfff... Eu também não sabia o que era Medicina Nuclear mas quando me comecei a interessar pesquisei e percebi facilmente o que era. Cheguei ao curso e nas praxes era dos poucos que sabiam onde estavam e o que era realmente a Medicina Nuclear...

   Quando  me perguntam em que curso estou e eu respondo Medicina Nuclear as pessoas ou fazem um ar de espanto e dizem -Ahh isso é tão bom... escolheste muito bem!! , mas o que realmente querem dizer é - O que raio é isso??? ... ou então dizem as coisas mais estupefactas como por exemplo - Ah vais fazer bombas? ou -Ah vais trabalhar nas centrais nucleares é? ou melhor - Ahh sim médico das bombas!!

    Enfim... As coisas mais estapafurdias que se podem ouvir.

   Eu não condeno as pessoas por não saberem o que é, até porque ainda bem que não sabem porque é bom sinal!! Mas eu vou esclarecer o que é Medicina Nuclear:

   A medicina nuclear é uma área das tecnologias da saúde que assenta em diagnóstico e terapeutica essencialmente na área da oncologia, cardiologia nuclear, entre outras áreas. Nós, futuros TMN's (técnicos de Medicina Nuclear) fazemos cintigrafias e PET's que consistem em exames em que injectamos um radiofármaco (um conselho nunca digam contraste a um TMN porque a reacção não vai ser boa) no paciente e depois metemo-lo na camara gama que é assim uma máquina parecida com as da ressonância magnética e com as TAC's e vêmos no PC o corpo do paciente com as zonas lesionadas com uma cor intensa.

    Claro que a medicina nuclear tem outros atractivos como a cirurgia radioguiada, os PET/CT que são coisas que estão a desenvolver-se cada vez mais em Portugal. É uma profissão muito completa porque temos a relação com o doente (principalmente com doentes que estão psicológicamente abalados devido ao diagnóstico) mas também a parte médica e científica porque exploramos muito a patologia associada a outras áreas como a física e a bioquímica.

 

   Pronto isto é um resumo em traços muito gerais do que é a Medicina Nuclear e pelo menos estou a contribuir para que quem leia este pequeno texto já saiba alguma coisa sobre o tema. É que sofre-se muito ter que dizer isto muitas vezes ao longo da vida... (lol)  

 

 

                                                                                                       Amadeu Martins




stevs @ 15:05

Dom, 14/12/08

 

Isso é verdade, também há muita gente que tem a mesma reacção quando digo que estou em GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA, mesmo que eu pense, que seja mais "conhecido" que medicina nuclear... mas é uma piada quando as pessoas me perguntam: e o que se faz nisso aí da genética? E eu fico todo atrapalhado, porque não é fácil de explicar a quem de genética não sabe nada, explicar o que eu posso fazer...
Quanto ao teu curso, espero que estejas a gostar, que é o mais importante ;D

Ah! já agora aproveito para avisar que este blog foi desafiado, passem por www.pra_se_falar.blogs.sapo.pt para verem o vosso desafio =D

Até uma próxima!

nadia a. @ 15:55

Ter, 03/02/09

 

Vocês têm é a mania que fazem ressonancias magneticas, isso sim :P

Edna de Souza Floriano @ 20:05

Qua, 04/02/09

 

Olá Amadeu, estou a engatinhar em muitas areas. E realmente nunca tinha ouvido falar em Medicina Nuclear, mas no entanto ouvimos falar em ressonância magnética, enfim... Gostei e achei muito carinhoso da sua parte em esclarecer sobre isso. Desejo sucesso e que realmente curtas o que estas fazendo. Um abraço.

Edna de Souza Floriano
Seringueiras-RO.

Depois de concluirmos uma etapa, e porque a vida não pára, chegam novas aventuras e novas descobertas por novos caminhos....
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
19
20

21
22
24
25
27

28
29
30
31


É hora de caminhar...
Caminha-se melhor com música
Encontre o caminho
 
Caminha-se melhor com música
blogs SAPO